domingo, 14 de setembro de 2008

Designers Recém Licenciados

Como todos sabem, eu não estou a trabalhar como designer e a ganhar um ordenado como uma pessoal normal. Tudo porque, trabalhei de graça durante 5 meses num estudio, estudio esse que me prometeu um estágio profissional e nunca o concretisou porque tinha, e tem, dividas que nunca mais acabam. Repetir isto seria loucura, por isso farto-me de rir quando vejo anuncios do tipo: estágio curricular não renumerado durante 3 meses, com a possibilidade de integrar nos quadros! lol
Fica dificil arranjar um trabalho digno e decente quando designers, directores criativos e labregos armados em finos poem anuncios deste tipo:

O ATELIER DA IMAGEM desenvolve a sua actividade de design gráfico, no Centro Histórico do Porto de há 20 anos a esta parte.

Tem como um dos singulares objectivos oferecer uma formação disciplinada durante 4 meses a recém-licenciados específicamente treinados para o design gráfico –
como é o caso da fbaup, esad ou eseig e não a licenciados provenientes de faculdades de áreas afins ao design.
Trata-se de uma permuta de trabalho a ser estabelecida entre o recém-licenciado e o Atelier da Imagem.

A integração neste percurso de 4 mêses tem por objectivo desenvolver competências relacionadas com o trabalho real, tendo por consequência a favorável integração do recém-licenciado no tecido social do trabalho gráfico (por sua conta).
Pretende desenvolver-se:
– O contacto com clientes e fornecedores
– O desenvolvimento criativo e técnico de trabalhos gráficos

Como requisitos obrigatórios são:
– Criatividade
– Capacidade de organização, rigor e disciplina
– Cumprimento de horários (9.30h-13h – 14h-18h)

As inscrições estão abertas até 10 de Outubro de 2008 e devem ser feitas para o mail atelierdaimagem@gmail.com com a apresentação de um breve curriculum + portfólio, sendo este último necessário e prioritário.

Serão contactados (até 20 de Outubro) para uma entrevista de pré-selecção, somente os concorrentes recém-licenciados que sejam portadores do curriculum + portfólio que melhor se ajustarem à estrutura do Atelier da Imagem.


Tenho um enorme respeito e admiração por estes senhores que há tantos anos estão no mercado, mas gostaria de lhes perguntar quem me vai pagar a renda, a água, a luz e a merciaria semanal que preciso comprar para comer e me manter viva... para assim lhes fazer o trabalho no ATELIER DA IMAGEM no centro Histórico do Porto de há 20 anos a esta parte.

Tenham vergonha meus senhores, nós somos de facto recém licenciados, com um longo percurso pela frente, visto que estaremos sempre a aprender. No entanto não somos lacaios de ninguem, se querem quem trabalhe de graça, trabalhem voces.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é... esta é uma oferta muito regular em Portugal... e no ramo do design principalmente! Não se compreende!

Tiramos um curso, muitas vezes com muito sacrifício, e na altura de recuperar parte do investimento muitas empresas como estas oferecem esta excelente oportunidade de ser explorado... enfim!

Mais um exemplo destas práticas comuns é a empresa PINGUIM... muito conhecida também e com ofertas de trabalho muito semelhantes...

Andreia, adoro o blog, adoro os trabalhos, adoro os temas... recomendo! continua assim... beijo grande com muitas saudadex!**