quarta-feira, 16 de junho de 2010

Queques decorados (eu tenho a mania)

Já que estamos numa de bolos decidi mostrar-vos os queques (mais conhecimos como cupcakes, mas eu gosto muito de falar em português) que eu fiz esta semana.
Tuco começou com a junção de três influencias. Então, misturei isto, com isto e mais isto. Comprei um livro da colecção Cook'in Box muffins na fnac e resultou nisto:
Faço alguns bolos, cheesecakes, mouses, mas este tipo de bolinhos ainda não tinha feito e resultou muito bem. Depois decidi brincar um bocadinho com o glacê e o corante azul que comprei numa das minhas lojas perferidas no porto. (Penso que não tem site, vou investigar e depois publico).
O queque com o B foi uma experiência por causa do baptizado do Bernardo. O Bernardo é filho que uma amiga das Marias que é provavelmente a nossa grande apoiante. Lembram-se da Alzira!? Ainda estamos a trabalhar neste projecto.
Voltando aos queques, a receita é a seguinte:


Ingredientes

300 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
3 conheres de café de fermento
1 colher de café de sal
150 g de pepitas de chocolate
325 ml de natas
175 ml de leite meio gordo
50 ml de óleo de girasol
1 ovo
1 colher de café de extrato de baunilha (eu isto não pus, não gosto muito)

Depois é fácil: mistura-se a farinha, o açúcar, o fermento e o sal e incorpora-se a gema do ovo. Reserva-se a clara.
Mistura-se as natas, o leite, o óleo e o extrato de baunilha e junta-se ao primeiro preparado. Por fim junta-se a clara já em castelo e as pepitas de chocolate.
Fácil!
No fim enche-se as forminhas, não até cima, e leva-se ao forno, já pré aquecido, durante 20 a 25 minutos.
Quando estiverem frios basta decorar como se quiser. Eu fiz glacê real, que é basicamente uma clara de ovo para cada três colheres de açúcar batidas na batedeira. A isto junta-se umas gotas de sumo de limão.
Depois é só usar a imaginação!

Espero que tenham gostado.

Sem comentários: